Fator RH

O projeto

“Gestão por competências”

Consultoria Especializada na área Hospitalar e da Saúde

1. Apresentação do projeto

Gestão de Pessoas por Competências é atualmente o melhor modelo e a melhor ferramenta de gestão existente não apenas na área da saúde, como também nas melhores empresas de mercado. Esse modelo estabelece critérios claros para construção dos Perfis dos Cargos por Competências (Antiga descrição de cargos). A partir dessa construção, se estabelece junto com um Comitê Estratégico da instituição, a Metodologia de Avaliação de Desempenho para os cargos de Liderança e Operacionais e as ferramentas de Feedback, Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs), etc...

A grande expertise hospitalar e de recursos humanos da FATOR RH nesses últimos 21 anos (mais de 250 hospitais clientes no Brasil, África e Mercosul), possibilitaram a criação de um Projeto Economicamente Viável de implantação dessas ferramentas para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos profissionalizarem ainda mais sua área de R.H.

O Nosso modelo de “Gestão Por Competências” já está formatado para atender os critérios das Certificações de Qualidade (Ex. Acreditação Hospitalar, Qmentum, JCI, ISO, etc). Esse é um dos muitos diferenciais que a FATOR RH oferece nesse projeto, diferentemente de outras consultorias de RH que não detém esse conhecimento técnico nem a experiência prática dentro da área da saúde.

2. Valor de investimento acessível

Um projeto de implantação de Gestão por Competências com uma equipe de consultores hospitalares (nível sênior), com Experiência Prática na área da saúde e formação acadêmica específica (Pós-Graduação e/ou Mestrado na área de R.H.), tem tradicionalmente no mercado um valor nem sempre acessível a instituições filantrópicas.

Justamente por isso, o Projeto Phoenix tem um custo mensal de apenas “1,5” salário mínimo mais impostos decorrentes.

3. Por que um valor tão diferenciado(?):

O Projeto tem esse valor acessível por dois motivos importantes:

a) Faz parte das ações de “Responsabilidade Social” da FATOR RH para o desenvolvimento da profissionalização dos R.H. na área da Saúde.

b) O Projeto tem “Número Máximo” de instituições participantes por ano (Limite: até 05).

4. Quem pode participar(?):

Só poderão se candidatar a participar do Projeto Phoenix, as instituições de saúde que forem comprovadamente filantrópicas (prestem adequadamente atendimento ao SUS) e que tenham, no mínimo, um (a) Gestor(a) de Recursos Humanos atuante no seu quadro de colaboradores (CLT).

5. Como se candidatar ao projeto(?):

Basta preencher o formulário ao final dessa página e aguardar o envio das informações detalhadas (inclusive valores, prazos, e o conteúdo da consultoria) juntamente com os “Impressos (formulários) Oficiais” para inscrição a uma das 05 vagas anuais que disponibilizamos aos interessados.

6. Aprovação e início dos trabalhos:

A FATOR RH se reserva no direito de aprovar ou não as solicitações feitas pelas instituições filantrópicas interessadas no projeto Phoenix, de acordo com seus critérios internos, não havendo possibilidade de recursos ou discussão legal sobre este parecer final.

Uma vez aprovada na adesão do Projeto, a instituição será comunicada o oficialmente pela FATOR RH que formalizará o envio de um contrato de prestação de serviços o qual deverá ser devolvido em até 10 dias úteis sob pena de cancelamento automático da participação da instituição no referido projeto.

Fator RH

Depoimento de clientes

Alguns Hospitais Filantrópicos que já implantaram todo o Projeto Phoenix de Gestão por Competências.

Caso queira conhecer os mais de 200 hospitais e clientes da FATOR RH, acesse nosso site.

Hospital Puc de Campinas

Hospital PUC Campinas

“Tive a grata satisfação por duas oportunidades de liderar em dois hospitais diferentes o projeto de implantação de Gestão por Competências - GCPEC da consultoria FATOR RH, sendo que no Hospital PUC CAMPINAS iniciamos através do Projeto Phoenix (baixo custo para instituições filantrópicas). Como Gerente de RH conheço o processo da FATOR RH que é muito bem estruturado de forma lógica e assertiva, dando segurança para os hospitais e RH's em conduzir todos programas de Gestão de Pessoas - o que se inicia com um alicerce sólido por meio da Gestão por Competências. Trata-se de um poderoso e prazeroso projeto de transformação, onde dia após dia colhemos frutos com a mudança de cultura institucional, o desenvolvimento das lideranças e dos colaboradores...”

Nilo Nery - Gerente de Recursos Humanos

Hospital Ministro Costa Calvalcanti

Hospital Ministro Costa Calvalcanti

"O Projeto Phoenix está viabilizando a implantação da Gestão por Competências em nossa instituição. Em sendo um hospital filantrópico, não fosse este Projeto, certamente não teríamos esta oportunidade. Importa destacar ainda a dedicação e o profissionalismo do time da Fator RH que, com uma linguagem adequada aos que não estão habituados com o tema, especialmente ao pessoal da assistência, atuam com uma metodologia envolvente e participativa, impulsionando o sucesso da implantação.”

Sr. Fernando Cossa - Diretor Administrativo-Financeiro

Hospital Evangélico de Londrina

AEBEL – Hospital Evangélico de Londrina

“O projeto de competências foi um divisor de águas no Hospital Evangélico de Londrina. Com a consultoria da FATOR RH, conseguimos revisar e implantar vários processos da área de gestão de pessoas, de forma consistente, transparente e segura. Estamos em processo de uma mudança cultural com a participação e envolvimento de todos os colaboradores. Com isto já percebemos um maior engajamento e resultados nas equipes.”

Nathália Gasque Nascimento - Gerente de Recursos Humanos

Imperial Hospital de Caridade

Imperial Hospital de Caridade

"Foi uma revolução para todos, uma mudança de cultura, na verdade uma transformação na maneira de liderar, um projeto de longo prazo, que tenho certeza colheremos muitos bons frutos. Mas já é muito gratificante neste segundo ano, já percebermos que os líderes estão entendo a importância de desenvolver suas equipes para conquistar os resultados esperados pela empresa. E nada disso seria possível sem o Projeto Phoenix da FATOR RH, que possibilita o acesso a este sensacional projeto de baixo custo e que mudou a vida de muitas pessoas no nosso hospital em Florianópolis.”

Cristina Ferrugem dos Santos - Gerente de Gestão de Pessoas

Hospital Nossa Senhora Aparecida

Hospital Nossa Senhora Aparecida

“A implantação do Sistema de Gestão por Competência da FATOR RH, fez um marco divisório na história de gestão de pessoas em nossa Instituição. A valorização e humanização nos processos de recrutamento, seleção e acompanhamento do desempenho das pessoas que compõem nossas Equipes, tem o efeito da diferença em relação às demais Instituições e no resultado do atendimento aos clientes/pacientes. Aliás, ficamos muito orgulhosos quando participamos de algum evento de hospitais e que nos desatacamos por ser uma das raras instituições no Rio Grande do Sul a ter Gestão por Competência em RH.”

Antônio Omar Garcia Machado - Superintendente

Hospital do Câncer de Muriaé - Fundação Cristiano Varella

Hospital do Câncer de Muriaé - Fundação Cristiano Varella

“A implantação do projeto transcorreu em plena sintonia com o que foi planejado, de forma que atualmente a rotina já foi incorporada à cultura organizacional e a ferramenta tem sido extremamente útil aos gestores. A presença e o apoio dos consultores da Fator RH foi um diferencial na preparação adequada dos gestores, principalmente nas fases iniciais do projeto, o que permitiu que a implantação ocorresse com ótima aceitação e ótimos resultados.”

Pedro Paulo A. Cavalher – Diretor

Hospital Sapiranga

Hospital Sapiranga

“Para o Hospital Sapiranga, a implantação do projeto “Gestão por Competências”, foi um marco na relação das lideranças com suas equipes. Através do alinhamento das competências e a prática do registro de feedback, o processo de avaliação se tornou mais transparente e eficiente, facilitando o cumprimento das metas e objetivos da Instituição. A expertise e o suporte da equipe da Fator RH foi determinante, tanto no processo de implantação, como na manutenção e constante aprimoramento do mesmo. Para o Hospital Sapiranga, o projeto passou a ser indispensável no dia a dia da gestão de pessoas.”

Elita Cofferri Herrmann - Diretora

“O Projeto de Gestão por Competências tem auxiliado na gestão de pessoas de forma significativa, pois é uma ferramenta acessível e de ótima aceitação das lideranças e dos colaboradores no amparo ao desenvolvimento profissional de todos os envolvidos, incluindo os registros de feedback e avaliações de desempenho. A equipe de consultores e do suporte técnico da FATOR RH estão sempre disponíveis para auxiliar - considero isso um fator importante e positivo a ser ressaltado nesta parceria.”

Marta Fuerstenau - Gestora RH

Hospital Estrela

Hospital Estrela

“Para o Hospital Estrela a implantação do Projeto de Gestão por competências foi e é uma estratégia de desenvolvimento das nossas lideranças e colaboradores. Através do slogan: “Estrelas existem... o brilho está em você”, despertamos nas lideranças e colaboradores o desejo de conhecer-se melhor, fortalecer e desenvolver suas habilidades e competências, para dar respostas mais adequadas no cuidado à vida e alcançar resultados efetivos. O momento da avaliação de desempenho por competências e elaboração de planos de desenvolvimento, na visão dos colaboradores foi muito produtivo...É a hora da verdade, do diálogo e da oportunidade de se desenvolver.”

Teresia F. Steffen - Diretora

Hospital César Leite

Hospital César Leite

“Implantação muito tranqüila, acompanham e são bons parceiros durante e após implantação também. Programa de fácil manuseio.”

Sr. Josefino Alves - Gestor de Pessoas

Hospital de Câncer de Barretos

Hospital de Câncer de Barretos

“O projeto de Gestão por Competências foi um projeto que surgiu após a nossa pesquisa de clima, onde o nosso principal desafio era a mudança de cultura relacionada a visão da liderança frente ao acompanhamento do desempenho de seus colaboradores. O papel da FATOR RH foi fundamental, pois eles possuem uma equipe de extrema competência e organização para que a empresa tenha segurança de que o projeto terá começo, meio e fim. E como os resultados da implantação foram muito positivos, iniciamos agora em 2017 a expansão (ampliação) do projeto para a nossa Unidade de Jales, o que já está gerando retornos efetivos e grande satisfação da equipe de líderes, afinal o nosso objetivo é que o projeto seja institucionalizado.”

Fernanda Vieira Zabeu - Gestora de R.H.

Fator RH

Formulário de interesse